quinta-feira, 19 de abril de 2012

Estudo: mulheres "ignoradas" tendem a gastar mais com marcas

Pesquisa mostra que as mulheres que se sentem ignoradas tendem a buscar atenção por meio de etiquetas caras. Foto: Getty ImagesSe você é daquelas que compra uma pecinha nova de roupa para se sentir um pouco mais animada, é bom ficar de olho em uma nova pesquisa americana, divulgada nesta quarta-feira (18) pelo jornal britânicoDaily Mail.
De acordo com o estudo, mulheres que se sentem ignoradas aparentemente estão mais propensas a escolheres marcas caras. A pesquisa mostrou que aquelas que se sentem negligenciadas acabam buscando atenção por meio de roupas de grifes conceituadas, como Gucci, Dior e Prada.
Os pesquisadores americanos descobriram que quando as necessidades individuais por "controle e existência significativa" são ameaçadas, elas tendem a buscar alternativas para reafirmar seu senso de pertencimento na sociedade. Em outras palavras, querem ser notadas por meio da etiqueta.

Os profissionais envolvidos na pesquisa queriam descobrir o que acontece quando os consumidores se sentem excluídos socialmente e se isso influencia em seus hábitos de consumo.
Eles conduziram quatro experimentos. Um grupo de participantes foi estimulado a lembrar suas próprias experiências de rejeição. Outro grupo foi levado a se sentir ignorado, a partir de simulações feitas pelos pesquisadores. Depois, as participantes responderam a pesquisas para que fossem avaliadas as intenções comportamentais e os comportamentos reais.
Os resultados mostraram que somente as que se sentiam ignoradas mostravam uma preferência por roupas chamativas com marcas obvias. E ser ignorada não as tornou mais dispostas a se preocupar com os outros, doando dinheiro por exemplo. Por outro lado, quem se sentiu apenas rejeitado não demonstrou interesse por roupas de grife, e, ao mesmo tempo, mostraram-se mais interessados em ajudar o próximo voluntariamente.
Os autores acrescentaram que a necessidade de pertencer é considerada universal em todas as culturas. "De fato, as próprias culturas podem refletir a necessidade de pertencer".
Fonte: terra

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