segunda-feira, 23 de abril de 2012

Mulheres passam mais de um terço da vida inférteis


Maior expectativa de vida e puberdade precoce são algumas das razões

Mulher trabalhando em casa
Cada vez mais, o tempo de vida no qual uma mulher é fértil se aproxima do período em que ela é infértil. Dois fatores estão contribuindo para isso. A puberdade precoce está fazendo com que muitas mulheres menstruem mais cedo, e a expectativa de vida não para de crescer. Hoje, a expectativa de vida da mulher brasileira é de 76,7 anos, enquanto há 30 anos era de 65,7. Porém, a idade média em que a mulher brasileira chega à menopausa continua a mesma: 48,1 anos. “Embora a mulher tenha mais tempo de vida atualmente, a menstruação é geneticamente programada e o fim realmente ocorre nessa faixa etária. Não há como adiar”, explica Angela Maggio da Fonseca, professora de ginecologia da Faculdade de Medicina da USP. Por causa disso, hoje as mulheres passam mais de um terço de suas vidas em um período infértil, só revertido com tratamento hormonal.
Em algumas mulheres, a menopausa chega mais cedo. Segundo estudo realizado pelo Hospital das Clínicas de São Paulo e coordenado por Angela, as mulheres que menstruaram antes dos 14 anos tendem a ter a última menstruação antes dos 50. Mas só é considerada precoce a menopausa que ocorre antes dos 40 anos. Entre as razões que podem antecipar o fim da menstruação estão fatores ambientais, socioeconômicos, estresse, altitude, desnutrição e tabagismo.
Outra pesquisa, conduzida por centros americanos de pesquisa sobre câncer de mama, entre 2004 e 2006, revelou que o dobro de meninas de sete anos de idade já apresentavam seios em relação às meninas pesquisadas em 1997. Problemas à vista. A puberdade precoce, no caso da mulher, aumenta o tempo de exposição ao hormônio estrogênio, fator de risco para o câncer de mama. E o levantamento brasileiro revelou que, quanto mais cedo a idade da menopausa, maiores são as chances de apresentar sintomas como ondas de calor, palpitações e melancolia. A boa notícia é que eles diminuem significativamente conforme o tempo passa.
Fonte: exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário