quarta-feira, 18 de abril de 2012

Homens e mulheres se comunicam de formas diferentes?

Diversas pesquisas confirmam as particularidades de cada gênero durante a comunicação. Confira quatro curiosidades




1) As mulheres falam mais que os homens?

Se sim, a diferença é praticamente imperceptível. A psicóloga Janet Hyde analisou mais de 70 estudos e descobriu que a diferença entre homens e mulheres nesse quesito é tão pequena que dificilmente é notada no cotidiano. Outro estudo, feito em 2007, pesquisou as ligações telefônicas de 400 universitários e descobriu que tanto as mulheres quanto os homens falam, em média, 16 mil palavras por dia.

2) As mulheres falam mais sobre si mesmas?

Em 2005, uma pesquisa descobriu que o estereótipo de que as mulheres falam muito mais sobre si mesmas não é tão radical quanto parece. Os resultados mostraram uma variação pequena, a partir da análise de 205 estudos. Elas falam mais sobre si mesmas, mas não muito mais que os homens.

3) Os homens interrompem mais outras pessoas?

A mesma pesquisa feita em 2005 analisou 53 estudos que tratavam sobre as diferenças na comunicação. Novamente, os resultados mostraram que realmente os homens interrompem mais aos outros, mas a diferença entre eles e as mulheres é, assim como nos casos anteriores, muito pequena.

4) As mulheres são mais sensíveis a sinais não verbais?

Realmente sim, e dessa vez seria difícil negar. Psicólogos fizeram a análise de adultos enquanto tentavam distinguir diferentes expressões faciais (raiva, tristeza, felicidade). Os resultados mostram que a diferença entre os sexos é perceptível. Quando os testes foram aplicados com crianças e adolescentes, essas variações entre os gêneros são menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário