quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Campanha incentiva diagnóstico precoce do câncer de mama

Formas mais eficazes para detecção são o exame clínico da mama e a mamografia. Diagnóstico no início da doença aumenta as chances de cura.

O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais. É o câncer mais temido pelas mulheres.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer(INCA), as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama.

exame clínico das mamas é o procedimento onde o médico ou enfermeiro observa e apalpa as mamas da paciente na busca de nódulos ou outras alterações e deve ser realizado conforme as recomendações técnicas do Consenso para o Controle do Câncer de Mama.

mamografia é a radiografia da mama que é capaz de mostrar lesões em fase inicial e até muito pequenas (milímetros) e assim, permite a detecção precoce do câncer de mama.

O mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa e é marcado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados a reflexões e ações sobre o tema.




O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90.

No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa ocorreu em 02 de outubro de 2002. 

O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil).

Fonte: brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário