sábado, 31 de março de 2012

Smartphone é brinquedo para homens, câmera para mulheres


Uma pesquisa feita no Brasil mostra que há grandes diferenças na maneira como homens e mulheres usam o smartphone

Mulheres usando smartphone
 Os homens jogam mais no smartphone. As mulheres preferem fotografar com o aparelho. Essas conclusões fazem parte de uma pesquisa da Ericsson, que aponta diferenças na maneira como homens e mulheres usam o smartphone. Eles gostam de jogar, de experimentar novos apps e de publicar piadas em redes sociais. Elas se comunicam mais vezes ao longo do dia e fotografam mais. 
O estudo foi feito com base em dados coletados ao longo de 2011 no Brasil. Ele revela que a atitude das mulheres em relação à tecnologia é mais conservadora que a dos homens. “Elas gostam de novidades, mas só usam alguma coisa nova quando têm certeza de que vai funcionar. Já os homens instalam muitos aplicativos pela curiosidade de conhecê-los”, diz, em entrevista a EXAME.com, Juliana Casagrande, especialista do Ericsson ConsumerLab, o laboratório da empresa que realizou o estudo.
Uma consequência disso é que, segundo Juliana, o acesso a serviços bancários no smartphone, por exemplo, é muito mais comum entre os homens que entre as mulheres. Os homens também são maioria entre as pessoas que jogam no smartphone. A Ericsson apurou que 36% dos proprietários desses aparelhos do sexo masculino jogam, enquanto apenas 16% das mulheres fazem isso.
Fotografia
A situação se inverte no uso da câmera do celular. 80% das mulheres empregam o smartphone para fotografar, contra 60% dos homens. A pesquisa não investiga as razões para isso. Mas é possível que os homens estejam mais dispostos a carregar uma câmera fotográfica, usando-a no lugar do smartphone em determinadas situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário