sábado, 31 de dezembro de 2011

Pesquisa indica que mulheres paqueradas no trabalho rendem menos

Editora Globo
Há um ditado que afirma que não devemos misturar negócios com prazer. O assunto causa polêmica, mas, de acordo com os pesquisadores da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, essa máxima da sabedoria popular pode ser comprovada cientificamente. 

Em recente estudo publicado na revista Psychology of Women Quarterly, os especialistas constataram que mulheres expostas à paquera não executam atividades tão bem quanto aquelas que têm relações estritamente profissionais no trabalho


Os pesquisadores chegaram a essa conclusão observando o desempenho de 67 mulheres que tinham como tarefa completar um teste de matemática com o auxílio de um homem. 

No teste, as mulheres que foram paqueradas pelo auxiliar tiveram resultado inferior em comparação às que foram tratadas de forma mais profissional. Do total de questões, a média de acerto das que não foram alvo de flerte foi de 12 questões, número que caiu para 5 no outro grupo. 

Os psicólogos afirmam que a situação de paquera provoca ansiedade nas mulheres, independente de a iniciativa ser correspondida ou não. Para Sarah Gervaisa, pesquisadora chefe do estudo, um olhar já é o suficiente para despertar os estereótipos sexistas no ambiente de trabalho, o que gera o nervosismo e a ansiedade na mulher. A distração e o mau desempenho nas tarefas seriam consequências desses sentimentos. 

Já no teste com homens auxiliados por mulheres, os olhares de flerte das assistentes não influenciaram no número de acertos das questões. 


Fonte: revistapegn

Nenhum comentário:

Postar um comentário